Nome:
Local: Rio de Janeiro, RJ, Brazil

Que perguntinha hein?! Mas vamos lá, adoro estudar assuntos relacionados à web, sempre que posso aprendo uma tecnologia, técnica ou linguagem nova. Tento sempre ver quais são as tendências e acompanha-las, enfim eu sou um eterno aprendiz. Deixando o lado profissional, entrando no lado pessoal, sou uma pessoa super gente-boa (pelo menos eu me acho. rs), adoro curtir a night, sair com os amigos, fazer novas amizades e viajar (tem coisa melhor do que isso?) Acho que você já está sabendo demais sobre mim. Fuiii...

segunda-feira, 21 de maio de 2007

CDATA e suas características

CDATA - Antes não dava muita importância à CDATA, podes crer eu era louco, mas com o decorrer do tempo, percebi que isso estava em todos os lugares, era só eu ver um código com XML que lá estava o , perdoe-me a expressão, maldito CDATA, com o tempo aprendi a canalisar a minha raiva e transformei essa raiva em motivos para estuda-lo (tá legal eu viajei um pouquinho, mas eu gosto de ser dramático). Seções CDATA são usadas para preservar blocos de texto que seriam interpretados. As seções CDATA começam com a string "<![CDATA[" e terminam com a string "]]>". A string ']]>' não pode ocorrer dentro da seção CDATA. Essa foi uma definição que eu vi muito na net, porém essa informação é incompleta, pois com o CDATA, você pode trabalhar com expressões regulares ( expessões regulares para quem não sabe, normalmente é um padrão utilizado para se fazer uma busca e também pode-se ser usado para construir um padrão para uma string), Segue abaixo um exemplo de ER, de uma string cpf, onde determina o que deve haver na ER (expressão regular):
([0-9]{3}\.) {3} -([0-9]) {2}

Parece um bicho de sete cabeças, mas é molinho. E você pode fazer esse tipo de coisa com o CDATA, imagina a infinitade de possibilitades que tem-se com isso.

Não vou colocar um exemplo prático aqui, pois eu acredito que só vou complicar, irei passar dois links bons, um fala sobre apenas Expressões Regulares e o outro expressões regulares com CDATA.

Expressões regulares

Expressões Regulares com CDATA

ps: Utiliza-se muito E.R. para fazer a validação de campos como e-mail, cpf, rg etc.

Fuiii...

Marcadores: ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial