Nome:
Local: Rio de Janeiro, RJ, Brazil

Que perguntinha hein?! Mas vamos lá, adoro estudar assuntos relacionados à web, sempre que posso aprendo uma tecnologia, técnica ou linguagem nova. Tento sempre ver quais são as tendências e acompanha-las, enfim eu sou um eterno aprendiz. Deixando o lado profissional, entrando no lado pessoal, sou uma pessoa super gente-boa (pelo menos eu me acho. rs), adoro curtir a night, sair com os amigos, fazer novas amizades e viajar (tem coisa melhor do que isso?) Acho que você já está sabendo demais sobre mim. Fuiii...

segunda-feira, 21 de maio de 2007

Recursividade - Usar ou não usar?

Olhando a estatística de visitas no blog, percebi, que muitas pessoas visitaram, com a seguinte pesquisa “recursividade” e eu tinha falado antes que abordaria o assunto, então trago à tona esse assunto, recursividade é uma técnica que trata-se da função chamar ela própria. exemplificando:

Function fatorial( n )
{
if( n==0 )
return 1;
else
return n * factorial(n-1);
}


No exemplo acima, irá ser feito o cálculo da fatorial do número n, ao invés de usarmos um comando de repetição, faz-se várias chamadas dela mesma. Recursividade usa mais memória, pois está chamando a própria função várias vezes. Claro que em um exemplo como esse, você utilizaria um comando de repetição, mas há situações as quais o uso recursivo da função vai cair como uma luva.

Tem que tomar-se o cuidado de terminar a recursividade.

Qualquer dúvida é só postar.

Fuiii...

2 Comentários:

Blogger Unknown disse...

No caso da linguagem C em determinados momentos você pode usar estruturas de dados para utilizar a recursividade. Dessa forma você pode colocar os resultados em uma àrvore e até mesmo paginar esta arvore no disco.
Dessa forma você consegue poupar balancear o consumo de mémoria.

15 de setembro de 2010 às 15:23  
Anonymous ramon disse...

Isso mesmo Luciano, usou o exemplo perfeito para utilizar recursividade, em estrutura tipo árvores é o ideal.

Obrigado pelo comentário!

15 de setembro de 2010 às 15:29  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial