Nome:
Local: Rio de Janeiro, RJ, Brazil

Que perguntinha hein?! Mas vamos lá, adoro estudar assuntos relacionados à web, sempre que posso aprendo uma tecnologia, técnica ou linguagem nova. Tento sempre ver quais são as tendências e acompanha-las, enfim eu sou um eterno aprendiz. Deixando o lado profissional, entrando no lado pessoal, sou uma pessoa super gente-boa (pelo menos eu me acho. rs), adoro curtir a night, sair com os amigos, fazer novas amizades e viajar (tem coisa melhor do que isso?) Acho que você já está sabendo demais sobre mim. Fuiii...

sábado, 29 de setembro de 2007

O Operador Ternario

Olá navegantes, não sei se vocês já ouviram falar no operador ternário, é algo bem simples, mas que volta e meia esqueço a sintaxe, então resolvi coloca-lá aqui, existe lugar melhor?
Se você não conhece operador ternário é uma forma compacta de fazer um if/else, claro que ele não serve para todo tipo de if/else que você ver por aí (pelo fato dele ser compacto),tem grande serventia para aquele tipo que se testa um valor e dependendo da resposta uma outra variável recebe um ou outro valor. Ex:

function tipoNum ($num) {
if ($num%2) {
$tipo = "Número Ímpar";
} else {
$tipo = "Número Par";
}
return $tipo;
}


No código acima nada demais, verifico se o número é par ou ímpar de acordo com o resto da divisão e uma variável recebe o texto dizendo se ele é par ou ímpar.(obs: não sei se você sabe, mas no teste acima verifico se o valor é verdadeiro e não um número, através do resultado da operação que me retorna 0 ou 1, que também é considerado um valor booleano, apesar do resultado ser um número. Sempre que se souber o valor retornado será um dos dois, posso fazer um teste lógico, sabendo que 1 corresponde à true e 0 à false).

Agora o mesmo código com o operador ternário.

function tipoNum ($num) {
$tipo = ($num%2) ? "Número Ímpar" : "Número Par";
return $tipo;
}


Muito mais simples né?!
Nota Mental: Bom, agora já está anotado e quando esquecer a sintaxe é só ir pro meu blog. XD

fuiii...

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial