Nome:
Local: Rio de Janeiro, RJ, Brazil

Que perguntinha hein?! Mas vamos lá, adoro estudar assuntos relacionados à web, sempre que posso aprendo uma tecnologia, técnica ou linguagem nova. Tento sempre ver quais são as tendências e acompanha-las, enfim eu sou um eterno aprendiz. Deixando o lado profissional, entrando no lado pessoal, sou uma pessoa super gente-boa (pelo menos eu me acho. rs), adoro curtir a night, sair com os amigos, fazer novas amizades e viajar (tem coisa melhor do que isso?) Acho que você já está sabendo demais sobre mim. Fuiii...

quinta-feira, 24 de maio de 2007

Expressões Regulares no JavaScript

No javascript, que atualmente é a minha menina dos olhos, pois trabalho com ele o dia todo e até estou simpatizando com ele. Considero que no javascript é muito interessante ter esse conceito, pois facilita muito o trabalho do desenvolvedor, para fazer validação de formulário. Em expressões regulares, trata-se de procurar em uma string, toda a ocorrência da expressão declarada, com isso podemos buscar uma informação de um texto (string) onde queremos, ou fazer um padrão de string aceito para o campo determinado, essa parte é muito interessante para se fazer validação, no entanto o intuito desse post não é ensinar as expressões regulares em si, e sim como utilizar essa poderosa ferramenta com o javascript.

No javascript existe a função RegExp.

Do começo:

Uma variável qualquer tem que receber o valor da expressão regular
re = new RegExp("\\[(\\d+)\\]");

Como exemplo, a variável é instância e utilizei a ER que fiz no trabalho, tinha que procurar por uma lista de elementos o seu número index, e este por sua vez estava entre colchetes.

Logo após uma variável irá receber a execução da ER em uma determinada string
minha_er = re.exec("Nesse exemplo estou procurando por uma ocorrência de [1]");

Quando se faz isso, a varável minha_er torna-se um array de 2 elementos, independente de quantas ocorrências da ER contiver no texto, pois ele para de procurar na primeira ocorrência, onde o primeiro elemento da array (posição 0), vai retornar, [1] e o segundo elemento (posição 1) vai retornar, 1.

Obs: Não estudei essa função a fundo, então não posso confirmar, se passando outro parâmetro a função irá continuar a busca, afim de retornar os outros elementos, acredito, que há uma forma de trazer mais elementos para esta array, porém como disse anteriormente, não estudei-a a fundo, se você souber, os comentários são sempre muito bem-vindo.

Vou colocar o code, aqui sem comentários para poder copiar:


window.onload = function () {
re = new RegExp("\\[(\\d+)\\]");
minha_er = re.exec("Nesse exemplo estou procurando por uma ocorrência de [1]");
alert ("Nesse exemplo estou procurando por uma ocorrência de [1]");
alert (Posição 0:"+ minha_er[0]+" e posição 1:"+minha_er[1]);
}



Agora é só se diverti, um pouco.
Espero que tenha gostado.

Fuiii...

Marcadores: ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial